sábado, 31 de dezembro de 2011

Nunca aconteceu nada comigo!

Sempre que estivermos trabalhando na área, vamos deparar com vários trabalhadores mais velhos e que  trabalham na empresa a vários anos e irão te dizer... "eu sempre trabalhei assim e nada aconteceu comigo".

Isso é normal e nada de trata-los com arrogancia, faça um DDS com todos os trabalhadores e fale em uma conversa amigável que você não está na empresa para ser inimigo deles , mas um amigo, que quer vê-los voltarem para casa com suas vidas intaquitas e que eles estão na empresa porque nada aconteceu com eles e você quer que continue assim, mas que para  isso aconteça, eles devem colaborar com a ultilização correta dos EPI'S conforme a portaria 3.214 de 1978 que estabelece e torna obrigatório pelo empregador o fornecimento de EPI adequado ao risco que o trabalhador está exposto, treina-lo quanto ao uso correto e cabe ao trabalhador a utilização correta apenas para atividade a que se destina, responsabilizar-se pela guarda e conservação, comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso, e cumprir com as determinações do empregador quanto ao uso correto.

faça a sua, defesa onde você deve dialogar com o trabalhador as possibilidade de acidentes, cite sempre o que de pior pode acontecer, por que isto também nunca tinha acontecido com os trabalhadores que você vai ver nos exemplos dos dois supostos eletricistas abaixo e a primeira vez pode ser fatal:


O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.). Por outro lado, isolante é o material que não permite que a eletricidade passe através dele: vidro, plástico, borracha, etc.
 Os riscos de acidentes dos empregados que trabalham com eletricidade, em qualquer das etapas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, constam da Norma Regulamentadora Instalações e Serviços em Eletricidade - NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.
<><>
 <>
EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE
CONSEQUÊNCIACORRENTE
1 mA
Apenas perceptível
10 mA
"Agarra" a mão
16 mA
Máxima tolerável
20 mA
Parada respiratória
100 mA
Ataque cardíaco
2 A
Parada cardíaca
3 A
Valor mortal


Riscos de acidentes
As lesões provocadas pelo choque elétrico podem ser de quatro (4) naturezas:

1 - eletrocução (fatal)
2 - choque elétrico
3 - queimaduras e
4 - quedas provocadas pelo choque
eletrocussão
Eletrocução é a morte provocada pela exposição do corpo à uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão (voltagem superior a 600 volts), costumam provocar esse tipo de acidente. Também pode ocorrer a eletrocução com baixa voltragem (V<600 volts), se houver a presença de: poças d'água, roupas molhadas, umidade elevada ou suor.
choque elétrico
Choque elétrico. O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizerem parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.
queimaduras
Queimaduras. A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000 Ohms. Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas 1.000 Ohms. A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms. Veja estes exemplos numéricos: os 2 primeiros casos, referem-se à baixa voltagem (corrente de 120 volts) e o terceiro, à alta voltagem:

a) Corpo seco: 120 volts/100000 ohms = 0,0012 A = 1,2 mA (o indivíduo leva apenas um leve choque)
b) Corpo molhado: 120 volts/1000 ohms = 0,12 A = 120 mA (suficiente para provocar um ataque cardíaco)
c) Pele rompida: 1000 volts/500 ohms = 2 A (parada cardíaca e sérios danos aos órgãos internos).

Além da intensidade da corrente elétrica, o caminho percorrido pela eletricidade ao longo do corpo (do ponto onde entra até o ponto onde ela sai) e a duração do choque, são os responsáveis pela extensão e gravidade das lesões.
quedas
Quedas de altura. Os acidentes com eletricidade ocorrem de várias maneiras. Os riscos resultam de danos causados aos isolantes dos fios elétricos devido a roedores, envelhecimento, fiação imprópria, diâmetro ou material do fio inadequados, corrosão dos contatos, rompimento da linha por queda de galhos, falta de aterramento do equipamento elétrico, etc. As benfeitorias agrícolas estão sujeitas à poeira, umidade e ambientes corrosivos, tornando-as especialmente problemáticas ao uso da eletricidade.

Prevenção de acidentes
Há vários tipos de proteção e de providências que podem ser usados para se evitar o choque elétrico:
  •   fusíveis e disjuntores
  •   aterramentos
  •   materiais isolantes e
  •   uso de EPI
Outras recomendações:
  1. Plugue e use os dispositivos elétricos de segurança disponíveis como, por exemplo, a tomada de 3 pinos.
  2. Considere todo fio elétrico como "positivo", ou seja, passível de provocar um choque mortal.
  3. Cheque o estado de todos os fios e dispositivos elétricos; conserte-os ou substitua-os, se necessário. Aprenda como dimensionar o fio elétrico.
  4. Certifique-se de que a corrente está desligada, antes de operar uma ferramenta elétrica.
  5. Se um circúito elétrico em carga tiver de ser reparado, chame um eletricista qualificado para fazê-lo.
  6. Use ferramentas "isoladas", que fornecem uma barreira adicional entre você e a corrente elétrica.
  7. Use os fios recomendados para o tipo de serviço elétrico a que ele vai servir.
  8. Não sobrecarregue uma única tomada com vários aparelhos elétricos, usando, por exemplo, o "benjamin".
  9. Cuidado ao substituir a resistência queimada do seu chuveiro, pois o ambiente molhado aumenta o choque.
As possíveis consequências do choque são:
a) queimaduras locais, de limites bem definidos ou de grande extensão, geralmente atingindo os tecidos mais profundos; e
b) paralisação da respiração por contrações dos músculos respiratórios.

              IMPORTANTE: O acidente com eletricidade oferece perigo de vida, também, para o socorrista.
ChoqueComo proceder:
1 - Antes de tocar a vítima, desligar a corrente elétrica na chave geral de força. Cada segundo de contato com a eletricidade diminúi a possibilidade de sobrevivência da vítima.
2 - Caso isso não seja possível, separar a vítima do contato (fio elétrico energizado), utilizando um mau condutor de eletricidade (cabo de enxada, pedaço de tecido forte, cinto de couro, luvas, etc.).
Choque 3 - Se a vítima apresentar uma parada respiratória ou cárdio-respiratória, dar o atendimento adequado.
4 - Se a vítima estiver com pulso e respiração normais, proceder aos cuidados para queimaduras e prevenção de choque.

OBS: Vale lembrar que o trabalhador não é culpado pelos acidentes de trabalho, pois niguém quer se acidentar por vontade própria e cabe a nós técnicos se segurança do trabalho treinar e orientar cada trabalhador a que esteja sobre nossa responsabilidade e presevar-mos pela saúde e segurança de cada um.










Um profissional tem que fazer acontecer

Sou aluno do curso técnico em segurança do trabalho, participei da organização de uma SIPAT ( Semana Interna de Acidentes de Trabalho), tive muita dificuldade pois não tive o apoio dos profissionais da
instituição, embora agente tenha tido dificuldades realizamos este evento, depois de tudo ouvimos boatos  de que a instituição adorou nossa SIPAT, só que então fica a pergunta... como foi que gostaram se niguém da coordenação esteve presente de 21 a 25 de novembro de 2011 que foi a semana de realização?

Caros amigos fica aqui um recado, mesmo que niguem acredite que você é capaz de desempenhar uma atividade faça desta sua maior prioridade e faça o melhor, estou criando este blog para compartihar com os amigos os ensinamentos que tive com excelentes professores, postarei aqui fotos de pessoas que se acidentaram no trabalho, as Normas Regulamentadoras atualizadas e muito mais que nos ajude a proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

O primeiro passo para quem está começando este curso, é ouvir todas as orientações dos profissionais que compartiham de seus conhecimentos com nosco e estudar tudo que tenha relação em materia de saúde e segurança do trabalho.